Coworking, Home-Office, Criptomoedas e Uberização – Sua vida está mudando mais rápido do que você imagina!

“What a beautiful day to be free” diz uma letra de uma das minhas músicas preferidas. Resolvi adaptar um pouco (ou bastante) a frase para contextualizar com o artigo: “Que momento espetacular para estar vivo”. É isso! Bom, pelo menos pra mim, que sempre gostei e naveguei bem por mudanças. Agora, se você é daqueles que acha que as coisas estão boas do jeito que estão, e detesta novidades, certamente não se interessará por esta singela exaltação de entusiasmo.

Mais do que chegar a alguma conclusão brilhante, ou trazer alguma novidade que você não saiba, a ideia de escrever por aqui foi de poder compartilhar, através deste site de negócios com viés para rede de relacionamento, meu alento por tudo que estamos vivenciando.

Com a chegada do Uber, Cabify e de outros aplicativos, cada vez mais escuto falar gente que vendeu o carro para se locomover apenas através dessa solução. Se fizermos a conta na ponta do lápis, vamos ver que somando seguro, manutenção, possíveis multas, gasolina, depreciação e custo de oportunidade, sai mais barato locomover-se pelos apps do que possuir e manter um veículo. Aqui em casa diminuímos de dois carros para um, e estou tomando coragem para passar em algum momento para nenhum. E olhem que interessante… Nessa semana conheci um aplicativo que, como se fosse o Trivago do mundo dos transportes, compara os preços das corridas na Uber, 99, Cabify e Easy e que mostra o tempo de chegada para cada opção.

E o Airbnb? Resolvi experimentar em minha última viagem internacional com a família. Um espetáculo! Lógico que não tem o conforto de um hotel com toalhas trocadas e café da manhã servido, porém permite, com melhor custo-benefício, a vivência de uma experiência “mais local” trazendo a sensação de ser praticamente um morador daquela cidade mesmo que por alguns dias, com direito a vizinhos desejando bom dia e tudo mais.

Até mesmo a nossa antiga e rígida CLT caminha para um processo de modernização, dando espaço para, por exemplo, o home-office, que ganhou legalidade e é cada vez mais comum no cotidiano dos trabalhadores. Experimentei um home-office parcial nos últimos dois anos e achei ótimo. Ganhei em qualidade de vida e a corporação em produtividade. Modelos híbridos, que permitem parte do tempo em casa e a outra parte no escritório, são tendências irreversíveis e benéficas para empresas e funcionários. O crescimento dos espaços de coworking também oferecem boas opções para os que querem empreender e/ou aumentar o networking.

Na minha visão o mercado de trabalho caminha para um modelo de informalidade eficiente. Exemplo disso é que as gravatas são cada vez mais coisa do passado, pouca gente de fato continua usando (com exceção dos advogados). Nas últimas reuniões que fiz com empresas no mercado financeiro não vi profissionais engravatados. Para mim, que em algum momento da minha carreira trabalhei no Rio de Janeiro e fui obrigado devido ao dress code da empresa a usar gravata num verão de mais de 40 graus, é um alívio ver que a tendência é evoluirmos nesse sentido. A IBM recentemente liberou o uso de bermuda irrestrito. Palmas para a gigante Big Blue.

Não poderia deixar de citar por aqui as criptomoedas, mesmo sendo um leigo no assunto (por enquanto). Independente de ser especulação ou não, já é uma realidade, que assim com o Uber, deverá ser um caminho sem volta. Poder trocar moedas sem intermediários em qualquer lugar do mundo me parece algo revolucionário, e quem sabe não será esta a maior revolução que veremos depois da internet. Não tem como fugir do assunto, pois aonde vou escuto falar de Bitcoin, Ethereum, e muitas outras com nomes interessantes. Confesso que fico ainda fico confuso com o conceito de mineração de criptomedas… Como faz para minerar algo digital?

No mundo fitness o crossfit vem crescendo rápido, e mesmo depois de muita resistência, descobri na atividade algo que resolveu o problema das academias… O marasmo e a solidão das salas de musculação. Crossfit é uma atividade coletiva, com rotinas totalmente diferentes de um dia para o outro, e com praticantes promovendo incentivos e ajudas mútuas. E claro, o check in na classe é online e através de aplicativos, que estão cada vez mais presentes no dia-a-dia da sociedade.

Todos os assuntos comentados fizeram parte das minhas rotinas ou interesses em 2017, e fico realmente entusiasmado pelo que vem pela frente. Mudanças são positivas. O novo é bom. Quero muito ouvir falar em novidades em diferentes esferas, principalmente na política. Acho que independente de partido, ou posicionamento entre direita, centro e esquerda, entendo que a necessidade de uma reforma política é quase consenso entre os brasileiros.

Para encerrar o primeiro artigo de 2018 que inicia com chave de ouro, queria desejar a todos um feliz ano, repleto de novidades, inovações e realizações. Da minha parte, tenho duas novidades incríveis: A primeira é que vou ser papai! Minha esposa e eu estamos radiantes de felicidade pela iminente chegada da Eva. E a segunda é que junto com gente de altíssima qualidade, extremamente competente e conhecedora profunda de produtos de recursos humanos, abrimos a Fox Human Capital. Tenho certeza que vocês vão ouvir falar muito da nossa empresa, que nasceu com valores sólidos, ágeis e inovadores.

Vamos que vamos! Grande abraço e um 2018 de muito sucesso para todos!

 

William Monteath é membro do grupo ENGAGE For Business e economista pela UFRJ, com pós em marketing pelo Coppead. Há 11 anos trabalhando com processos de Recrutamento Seleção e Outplacement em empresas multinacionais. Vivência internacional e conhecimento no mercado latino-americano – 3 anos de experiência recrutando no Chile. Hoje é sócio fundador da Fox Human Capital.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s