6 lições de Tom Peters para ser um bom líder

Tom Peters, guru da gestão, palestrante, já ajudou a escrever mais de 20 livros. É considerado por muitos como o papa da moderna administração de empresas. Sem dúvida, Peters exerce grande influência no mundo dos negócios há 50 anos.

Um de seus temas mais marcantes (e o que mais gosto!) é a gestão de pessoas. É dele a frase “Seus clientes nunca serão mais felizes do que seus funcionários”. Ele quer dizer que não podemos querer que nossos colaboradores tratem os clientes com excelência se não são bem tratados pela empresa. Ele chama a atenção, principalmente, para os funcionários de linha de frente que têm contato direto com o público como vendedores e atendentes. Eu concordo com ele, pois acredito que as empresas precisam criar um ambiente que agregue valor às vidas dos funcionários.

Como leitor assíduo de Tom Petes, compilei 6 lições sobre a excelência na relação empresa x colaborador:

Cuide dos seus funcionários como se eles fossem seus clientes
“Seus clientes nunca serão mais felizes que seus funcionários”. Essa é uma das máximas preferidas de Peters e ele garante que ela resume uma ideia fundamental para as organizações. Isto é, empresas e líderes que não valorizam seus funcionários nem promovem um ambiente agradável nunca entregarão o melhor serviço ou produto para seu público. Ele chama a atenção para a importância de manter felizes e motivados os funcionários da “linha de frente” do negócio, como vendedores em uma loja de eletrodomésticos ou camareiras em um hotel. São eles, no final do dia, que estarão em contato direto com os clientes e causarão uma impressão – boa ou ruim – sobre a companhia. Segundo Peters, a maioria das pessoas vai trabalhar a vida inteira e, durante muitos anos, elas passarão mais tempo dedicadas à empresa do que a qualquer outra coisa. Por isso, criar um ambiente que enriqueça as vidas dos funcionários é quase uma obrigação moral. E, sim, isso dá dinheiro. “Há uma lista de livros sobre pessoas que colocaram as pessoas em primeiro lugar e ganharam dinheiro com isso”, diz o especialista.

2. Ofereça treinamento

“Se você pedir para um executivo falar sobre as iniciativas do seu negócio em 45 minutos, mais de oito em cada dez deles não mencionarão treinamento. Eles falam sobre o investimento no novo software. Mas se eu tivesse que escolher, colocaria meu dinheiro em treinamento e desenvolvimento de pessoas”. O motivo? Traz retorno para a empresa a longo prazo. “Capacitação deveria fazer parte da verba de desenvolvimento e pesquisa nas organizações”. Ele costuma usar a Disney como exemplo. Os milhares de funcionários não chegaram prontos na empresa. Para atingir o padrão pelo qual a empresa é conhecida, precisaram de treinamento para executar suas funções e incorporar a cultura.

3. Valorize as mulheres

Não, ele não está apenas tentando agradar as feministas. Os argumentos para aumentar a participação de mulheres dentro da empresa, especialmente nos níveis mais altos, são baseados em números. Uma pesquisa da consultoria McKinsey&Company mostra que companhias que têm mais mulheres em seus conselhos em relação à média possuem lucro operacional 56% maior. Outra pesquisa, publicada na Harvard Business Review, aponta que as mulheres têm notas mais altas em 12 de 16 competências consideradas fundamentais para um líder. E, em boa parte do mundo, incluindo a Arábia Saudita, as mulheres são responsáveis por 85% das decisões de compra. Elas movimentam 28 trilhões de dólares por ano – mais do que o PIB da China e da Índia juntos.

4. Cerque-se de pessoas diferentes de você

Não subestime a importância das pessoas com quem você convive diariamente. Elas influenciam suas ideias e suas posturas. Não há nada de errado em ter um grupo dentro da empresa de quem você é mais próximo ou com quem você conversa com mais frequência. Mas Peters defende que executivos devem se forçar a aumentar esse círculo. Ele usa o almoço como exemplo. “Você tem em média 220 almoços em dias de trabalho durante o ano. Se, no final do ano, você almoçou 217 vezes com as mesmas pessoas, você saberá mais ou menos as mesmas coisas que no começo do ano”.

5. Aprenda a arte de ouvir

Um bom líder deve saber o que acontece em diferentes níveis da empresa e estimular as pessoas a darem suas opiniões. O CEO do Starbucks, Howard Schultz, visita pelo menos 25 lojas da rede por semana. Peters diz que uma pergunta fundamental que o líder deve fazer é “o que você acha?”. Prestar atenção no que os outros têm a dizer é uma grande demonstração de respeito e reconhecimento.

6. Entusiasmo contagia

O entusiasmo é contagiante e deve ser espalhado por toda a empresa!

Se você também gosta de temas sobre gestão, liderança, administração e excelência sugiro algumas leituras do autor.

As obras mais famosas de Tom Peters:

In Search of Excellence, traduzido literalmente do inglês, significa “Em Busca da Excelência” Na versão do livro em língua portuguesa, o livro chegou com o título “Vencendo a Crise”. Livro lançado em 1982, tendo sido escrito em coautoria com Robert Waterman – 1982.
A Passion for Excellence, escrito com a co-autora Nancy Austin – 1986
Thriving on Chaos – 1987
Liberation Management – 1992
The Tom Peters Seminar: Crazy Times Call for Crazy Organizations – 1992
The Pursuit of WOW! – 1994
The Circle of Innovation: You Can’t Shrink Your Way to Greatness – 1997
The Brand You50, The Project50 and The Professional Service Firm50 – 1999
Re-imagine! Business Excellence in a Disruptive Age – 2003
Talent – 2005
Design – 2005
Trends (obra produzida com a co-autora Martha Barletta) – 2005

 

Rodrigo Portes Vieira Leite é membro do Grupo ENGAGE For Business e é graduado em engenharia elétrica pela FEI, MBA Executivo em Marketing pela ESPM, com especialização em gerência executiva de vendas e gestão estratégica de negócios pela FGV. Tem mais de 23 anos de experiência em vendas, desenvolvimento de negócios e gestão de P&L, atuando em posições de liderança em empresas multinacionais dos segmentos de automação industrial, energia, máquinas e equipamentos.

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