Vamos caminhar para a equidade de gênero na liderança?

Dados da Fundação Getúlio Vargas apontam que o percentual de mulheres que ocupam cargos de liderança ainda é muito baixo, este número está em torno de 7,8%.

Para caminharmos para a equidade de gênero e alcançarmos a diversidade na liderança precisamos valorizar nossa maior força que está nas diferenças entre homens e mulheres.

Hoje eu vou dar 3 dicas para a sua empresa trabalhar a diversidade de gênero:

Dica 1: Inclui o tema diversidade de gênero no planejamento estratégico da empresa.

Comece engajando o CEO e a alta liderança. Apresente pesquisas que comprovam que as corporações que promovem a diversidade de gênero têm impacto positivo em sua performance financeira.

Líderes inclusivos desenvolvem equipes mais engajadas que geram mais produtividade e consequentemente produzem melhores resultados. E times mais diversos tem maior riqueza de pensamentos e são mais inovadores.

Dica 2: É necessário expandir o nível de consciência para a riqueza da diferença

O primeiro passo é compreender que homens e mulheres pensam e agem de forma diferente! Quase tudo o que fazemos é diferente. Nós nos comunicamos, resolvemos conflitos e lidamos com a emoção e com o estresse de maneira diferente.

O segundo passo é valorizar estas diferenças e potencializar os pontos fortes de cada gênero. Quando elevamos nosso nível de consciência para este fato, vamos perceber que é exatamente esta diferença que vai agregar valor para os negócios.

A McKinsey & Company realizou uma pesquisa mundial com 9 mil líderes para avaliar o uso dos 9 Comportamentos da Liderança que melhoram o Desempenho Organizacional. Os dados revelam que homens e mulheres tem competências complementares e mostram pontos de liderança diferentes:

As mulheres colocam mais em prática 5 características de liderança: Desenvolvimento de Pessoal, Expectativas e Recompensas, Exemplo Pessoal, Inspiração e Tomada de decisão colaborativa

Mulheres e Homens usam igualmente 2 características de liderança: Estímulos Intelectuais e Comunicação Eficiente

Homens colocam mais em prática 2 características de liderança: Tomada de decisão individual e Ações de controle

O modelo de negócios com tomada de decisão centralizada dominou o mundo corporativo por décadas, mas agora está dando lugar a um modelo mais colaborativo, que está mais alinhado com a gestão feminina.

Dica 3: Trabalhe a Inteligência de Gênero.

A inteligência de gênero cria uma relação de confiança entre homens e mulheres, pois enxerga as diferenças como pontos fortes e não como fraquezas.

No entanto é preciso entender como cada um funciona: Por exemplo, os homens gostam de ter espaço para tomar suas decisões e querem estar sozinhos neste processo. As perguntas e o oferecimento de ajuda para os eles, é uma clara demonstração de falta de confiança no seu trabalho.

Já as mulheres trabalham de forma colaborativa, adoram fazer muitas perguntas, gostam que lhe façam perguntas para que as ideias de todos possam ser compartilhadas. Ela acredita que esta é uma grande oportunidade de criar uma relação de confiança.

É importante entender quais são os pontos de conflito e os desafios enfrentados por homens e mulheres na sua empresa para trabalharem juntos, desta forma possíveis conflitos podem ser mitigados.

 

Cris Kerr é membro do Grupo ENGAGE e especialista no tema diversidade e equidade de gênero. Formada em Publicidade e Propaganda pela FAAP com MBA na FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios e Pós-MBA em Formação de Conselheiras pela Saint Paul Escola de Negócios. É líder do Comitê de Eventos do Grupo Mulheres do Brasil.Tem formação em mentoria, coaching, PNL e é facilitadora de processos em organizações em Art of Hosting.  Cris Kerr tem duas grandes paixões: transformar e fazer a diferença no mundo. Ela é muito criativa e gosta de inovar sempre. Idealizou 3 projetos em prol da diversidade:
•Equidade de Gênero: O Fórum Mulheres em Destaque foi o 1º evento no Brasil a tratar sobre a Equidade de Gênero e Liderança Feminina nas corporações. Foi lançado em 2011 e está na 7ª Edição.
•Diversidade: O Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão está na 4ª Edição e tem como propósito apoiar as empresas no desenvolvimento de Programas de Diversidade.
•Canal no Youtube: “Vamos falar de Diversidade” um espaço para dialogar e mostrar os benefícios da diversidade para as corporações, além de aumentar o número de aliados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s