Saber extrair o melhor de cada profissional é o principal papel de um líder moderno

Lidar com pessoas de diferentes faixas etárias é um grande desafio. E essa característica de equipes com pessoas que pertencem a gerações diferentes é cada vez mais latente dentro das empresas. É vital saber lidar com cada uma delas e captar o melhor de cada perfil.

Antes de tudo, é importante entender a principais características e diferenças entre as gerações, para gerir pessoas e os conflitos entre elas. “Os baby boomers, por exemplo, são aquelas pessoas nascidas entre 1946 e 1965, que gostam de estabilidade e valorizam o tempo de serviço. O grande desafio desta geração é que muitos estão se aposentando e quem continua no mercado enfrenta um choque com as gerações mais novas e conectadas”, explica o escritor, palestrante e mentor de carreiras, Marcelo Simonato.

Para as demais gerações X (entre 1966 e 1976), Y (1977-19994) e Z (1995-2012), os desafios são diferentes. “A geração X é resistente às novas tendências e metodologias, a Y possui uma energia de inovação que bate de frente com lideranças mais conservadoras e a Z precisa vencer a competitividade e controlar o imediatismo”.

Atualmente, já existe um consenso entre empresários e gestores sobre a importância do capital humano para o sucesso dos negócios e que as equipes passaram a ser os verdadeiros diferenciais competitivos no mercado. “Desta forma, é preciso considerar práticas elementares para gestão de pessoas, de modo a assegurar a atração e a retenção de talentos, o desenvolvimento dos colaboradores, gerando oportunidades de crescimento e altos índices de satisfação e engajamento”, esclarece Simonato.

Segundo pesquisa realizada pela UXC Professional Solutions, com 1200 profissionais de gerações diferentes, vemos que os Baby Boomers tem como pontos fortes serem mentores, produtivos e trabalhadores, porém são pessoas menos adaptáveis e menos colaborativas.
Já os da geração X apresentam menor rentabilidade e presença executiva, mas possuem habilidades gerenciais e resolvem problemas. Os Ys, ou Millenials, são entusiastas, aderem a novas tecnologias, são oportunistas e empreendedores.

Segundo Marcelo Simonato, “neste cenário, o estilo de liderança adotado pela empresa e seus líderes tem imensa importância, pois influencia diretamente na percepção e no desempenho de todos os profissionais”.

Uma liderança moderna, deve levar em consideração as diferentes características de cada geração e buscar extrair o maior potencial da soma delas. Esse modelo apresenta uma série de vantagens, tanto para o negócio, como para os profissionais. “O líder deve buscar compreender as reais necessidades e motivações de cada geração, no sentido de auxiliar, apoiar, ensinar, inspirar e motivar os colaboradores, para que todos possam desenvolver potenciais e talentos”.

Esse modelo de gestão permite a criação de um sistema de cooperação mútua e contínua, agregando conhecimentos e compartilhando ideias. “O líder moderno deve ser capaz de influenciar, incentivar e engajar a todos. Ele demonstra no cotidiano, algumas posturas importantes, que fortalecem o ambiente de trabalho e reforçam a sua condição perante a equipe”, finaliza Simonato.

 

Marcelo Simonato é membro do Grupo ENGAGE e é graduado em Administração de Empresas e Comércio Exterior pela Universidade Paulista e possui dois cursos de MBA: Finanças Empresarias pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Gestão Empresarial pela Lassale University na Philadelphia. Estudante incansável, Simonato está sempre buscando aprender para depois ensinar. Dentre os cursos já realizados, destacam-se: Leadership – Haggai Institute (Hawaii-USA); Desenvolvimento pessoal para Líderes – Harvard Business Review Brasil; Leadership Development – Oxford (Colômbia); Predictive Index (análise do comportamento humano) – PI Brasil; Programa Atuação Coaching – Mural do Coaching; Liderança Situacional – Nexus. Além de atuar em cargos de liderança nas empresas por onde passou, Marcelo ainda é palestrante, escritor e mentor de carreiras. O livro mais recente publicado é “Emprego 2.0 – Como conquistar, manter e crescer na carreira”, lançado em junho de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s