O EMPRETEC da minha vida

Eu quis fazer o EMPRETEC depois que conheci melhor o SEBRAE, durante o meu período sabático, que se iniciou em junho deste ano. Conhecer o Sebrae era um dos meus projetos e fui até lá fazer inscrição para dois treinamentos presenciais – Transforme a sua ideia em Negócios e Canvas. Ambos altamente recomendáveis! Foi nessa ocasião que conheci o EMPRETEC.

O processo é bem minucioso e comecei assistindo uma apresentação sobre os cursos. A Palestra teve dupla função: qualificar as pessoas que estavam ali somente por curiosidade e vender o seminário. Sim, a palestra é bem estruturada para seguir uma argumentação de venda. Na palestra, soube um pouco mais da história do EMPRETEC, sua capacidade de aumentar o faturamento das pessoas que se tornam “EMPRETECOS” e todas as CCEs (falarei daqui a pouco) de um empreendedor de sucesso.

Em seguida, passei por uma entrevista com uma psicóloga para falar sobre meu momento pessoal e profissional e somente então fui aprovado para participar do treinamento. Percebi que eles têm todo esse rigor por que cada pessoa só pode participar do EMPRETEC uma vez na vida, ou seja, não poderá realizar o curso nunca mais, então precisa ser o momento certo.

Após a minha experiência com as entrevistas do mundo corporativo posso dizer que essa entrevista foi bem tranquila. Esperava algo mais desafiador, mas desde o início a conversa transcorreu de maneira bem transparente e assertiva. Fui aprovado na hora e já comecei minha preparação física e espiritual para fazer o EMPRETEC da minha vida!

No 1º dia, os facilitadores se apresentaram e fizeram um overview da palestra que falei anteriormente. Deixaram claro que, a partir do meio-dia, não poderíamos falar para ninguém sobre o que aconteceria no seminário! Lemos e assinamos o contrato que regia as regras das nossas mudanças comportamentais!

O EMPRETEC “é uma metodologia da Organização das Nações Unidas – ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.
O Brasil já lidera o ranking de países com maior número de empreendedores e de acordo com o Estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a cada 10 brasileiros, 3 já são empreendedores. No entanto, mesmo com os altos números e uma taxa de empreendedores superior a 30% da população, sabemos que nem sempre esses negócios conseguem sobreviver aos primeiros anos ou se manterem sempre em constante crescimento. Isso porque, na maioria dos casos, falta capacitação para estimular o crescimento.

O EMPRETEC nasceu, exatamente, para nos ajudar nesse quesito

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que mais da metade dos participantes dos seminários dizem se sentir mais seguros depois das palestras, 31% melhoraram a capacidade de escrever seus planos de negócios e mais de 71% deles notaram crescimento em suas corporações. Em valores, a mesma pesquisa mostrou que o crescimento médio de quem participa do EMPRETEC é de R$ 24,6 mil mensais.

O evento acontece há mais de 20 anos e permite que você realize mudança imediatas em seu negócio logo após a conclusão do programa. Ao todo, a instituição quer capacitar, até o final de 2017, mais de 300 mil empreendedores, que poderão entregar o melhor para o seu negócio. É promovido em cerca de 34 países e tem como base 10 Características Comportamentais Empreendedoras (CCE). São elas:

1 – Busca de oportunidades e iniciativa

Aproveitar as oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamento, equipamentos, local de trabalho ou assistência;
Fazer as coisas antes de ser solicitado ou antes de ser forçado pelas circunstâncias;
Agir para expandir os negócios a novas áreas, produtos ou serviços.
2 – Correr riscos calculados

Colocar-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados;
Avaliar alternativas e calcular os riscos deliberadamente;
Agir para reduzir os riscos ou controlar os resultados.
3 – Exigência de qualidade e eficiência

Encontrar maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato;
Agir de maneira que faça coisas que satisfaçam ou excedam os padrões de excelência;
Desenvolver ou utilizar procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que atenda a padrões de qualidade previamente combinados.
4 – Persistência

Agir diante de um obstáculo significativo;
Agir repetidamente ou mudar de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo;
Fazer um sacrifício pessoal ou despender um esforço extraordinário para completar uma tarefa.
5 – Persuasão e rede contatos

Utilizar estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros;
Utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos;
Agir para desenvolver e manter relações comerciais.
6 – Independência e autoconfiança

Buscar autonomia em relação à normas e controles de outros;
Manter seu ponto de vista mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores;
Expressar confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.
7 – Comprometimento

Assumir responsabilidade pessoal por solucionar problemas que possam prejudicar a conclusão de um trabalho nas condições estipuladas;
Colaborar com seus funcionários ou coloca-se no lugar deles, se necessário, para terminar uma tarefa;
Esforçar-se em manter os clientes satisfeitos e colocar a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.
8 – Busca de informações

Dedicar-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes;
Investigar pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço;
Consultar especialistas para obter assistência técnica ou comercial.
9 – Estabelecimento de metas

Estabelecer objetivos e metas que são desafiantes e que têm significado pessoal;
Ter visão de longo prazo, clara e específica;
Estabelecer objetivos de curto prazo mensuráveis.
10 – Monitoramento e planejamentos sistemáticos

Planejar dividindo tarefas grandes em subtarefas com prazos definidos;
Revisar constantemente seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais;
Manter registros financeiros e utilizá-los para tomar decisões.
O que aprendi no EMPRETEC

Além da vivência e aprendizado intensos das CCEs, o que por si só já vale o curso, a convivência durante 6 dias com pessoas das mais diversas áreas do varejo, indústria, serviços, agricultura, terceiro setor, entre outras áreas, cada qual com suas idiossincrasias me ajudou a evoluir muito como ser humano e profissional, além de aprender a valorizar ainda mais os empreendedores que fazem o PIB e a economia de nosso país girar. Além disso, todas as CCEs são também aplicáveis no Mundo Corporativo. Inovação, Persistência, Comprometimento, Metas, entre outras skills.

O aprendizado que o EMPRETEC proporciona é, também, totalmente aplicável ao universo corporativo. Hoje as empresas buscam profissionais com atitude de Empreendedor que saibam planejar, vistam a camisa da empresa, atuem como os donos do negócio – visão de dono da empresa “OWNERSHIP”, enfim, que atuem com paixão pelo trabalho, zelem pelos clientes, estejam atentos aos bens e ativos da organização e, principalmente tenham inteligência emocional para lidar com o capital humano.

Agradeço a todos os meus colegas “EMPRETECOS” e ao SEBRAE por nos proporcionar esse maravilhoso treinamento chamado EMPRETEC.

 

Rodrigo Portes Vieira Leite é membro do Grupo ENGAGE e graduado em engenharia elétrica pela FEI, MBA Executivo em Marketing pela ESPM, com especialização em gerência executiva de vendas e gestão estratégica de negócios pela FGV. Tenho mais de 23 anos de experiência em vendas, desenvolvimento de negócios e gestão de P&L, atuando em posições de liderança em empresas multinacionais dos segmentos de automação industrial, energia, máquinas e equipamentos.

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