Planejamento Financeiro: para que serve e para quem serve?

Nem tudo na vida é fácil de conseguir, principalmente se forem planos de longo-prazo ou objetivos audaciosos. Para ilustrar melhor as palavras que escreverei a seguir imagine que sua vida seja como um voo intercontinental a bordo de um avião moderno. Pense em quantas variáveis estão inseridas neste voo. Quantas pessoas dependem que este voo seja bem sucedido e aconteça com segurança e conforto? Pense agora no esforço e no preparo antes da decolagem. Tudo precisa estar em perfeita harmonia para que o avião saia do solo. Após adquirir altura precisa conseguir velocidade. Após a velocidade precisa estabilizar-se e seguir a rota pré-programa, além disso, precisa ainda que os instrumentos sejam verificados frequentemente para garantir a viagem do ponto A ao ponto B conforme planejado. Por fim, é imprescindível que haja combustível suficiente para conduzir o avião até o destino final.

Sua vida financeira é muito parecida com a descrição acima…quer ver? Acompanhe comigo.

Nem tudo na vida é fácil de conseguir.

Sabemos que as conquistas da vida devem ser comemoradas e celebradas. A conquista de um novo emprego, um aumento ou promoção na empresa, um novo diploma de graduação ou especialização acadêmica, etc. A conquista de bens materiais como imóvel, veículo e dinheiro aplicado em banco também são conquistas importantes e demandam planejamento. Para obter uma promoção ou aumento é necessário que haja dedicação e esforço, nada acontece da noite para o dia e, portanto, requer planejamento. Mas como planejar-se para isto? Como identificar os projetos de vida de curto, médio e longo prazo? Uma boa dica é buscando um trabalho de planejamento financeiro pessoal com profissionais especializados neste serviço. Este profissional auxiliará na projeção de caixa e análise de orçamento familiar para entender a capacidade de poupança e custo de vida para enquadrar seus projetos de vida num cenário realista.

Planos de longo-prazo ou objetivos audaciosos.

Comumente em nossas vidas fazemos planos mais audaciosos e de prazos mais longos como a compra do primeiro imóvel, casamento, planos para o primeiro filho, etc. Para todas essas decisões de vida precisamos nos planejar e estar preparados para eventuais obstáculos que podem nos retardar ou até complicar estas conquistas. Para tudo isto dar certo, é imprescindível que tenhamos um planejamento financeiro pessoal. As projeções de caixa ao longo da vida irão ilustrar de maneira clara se e como nossos planos serão factíveis nas datas e valores que pretendemos executá-los. Mas afinal, como fazer isto? Muito simples, buscando um trabalho de planejamento financeiro pessoal com profissionais dedicados a este tema.

Quantas pessoas dependem que o voo seja bem sucedido e aconteça com segurança e conforto.

Ao fazermos um planejamento financeiro pessoal, estaremos tomando consciência de que 90% deste trabalho envolve o lado humano. Se por um lado dentro do grande avião estão sentadas dezenas de passageiros, em nossa vida também temos nossos dependentes, sejam eles filhos, cônjuge, pais, avós, sobrinhos, etc. A lista é longa. Imagine-se pilotando este avião e conduzindo nele pessoas que confiam plenamente no seu esforço de prover o bem estar e as necessidades básicas daqueles que o acompanham e confiam em você. Ao realizar o seu planejamento financeiro pessoal e familiar, ficará claro a sua evolução com o passar do tempo. Você enxergará a sua vida nos próximos meses e anos e verá também como seus projetos de vida se encaixam e se viabilizam ao longo do tempo. Para conseguir uma visão como estas, é recomendável que seja realizado um bom planejamento financeiro pessoal com pessoas e empresas especializadas em um tema fundamental: A SUA VIDA! Certamente há no mercado pessoas capacitadas nesta área do conhecimento que é a sua vida e os seus projetos de vida.

Esforço e preparo antes da decolagem.

Para que o avião saia do solo não basta que tudo esteja pronto e funcionando a contento. Você precisa querer pilotá-lo e conduzi-lo adiante, portanto, assim como na pilotagem de um grande avião, você precisa querer pilotar a sua vida. Os instrumentos de acompanhamento e monitoramento serão fundamentais, a torre de comando irá ajudar muito, mas o piloto será você. Ao tomar esta decisão importante de conduzir bem a sua vida, não deixe de buscar auxílio com quem está capacitado a ajudar no seu grande voo da VIDA. Sua torre de comando será um bom profissional ou uma boa empresa de planejamento financeiro pessoal.

Perfeita harmonia para que o avião saia do solo.

Após você ter sentado na cadeira de piloto e tomado a decisão de levantar o voo, comece a verificar os instrumentos e busque informações com seu copiloto e com o engenheiro de bordo. Certamente eles irão ajudar a manter a jornada em perfeita segurança. A pilotagem é sua, a vida é sua, os projetos de vida são seus, ou seja, você está no controle, mas saiba que há pessoas torcendo por você e ajudando que a sua viagem aconteça da melhor forma possível e em segurança. Não deixe de buscar monitoramento com os profissionais que estarão em solo ajudando na sua jornada. Fale com seu planejador financeiro sempre, tenha nele a figura de um profissional capacitado e experiente que irá ajudá-lo sempre. Durante as tempestades e ventos fortes, consulte-se com ele. Busque no mercado informações sobre as empresas que fornecem este tipo de serviço. Você irá se surpreender com o trabalho dos planejadores financeiros.

Adquirir altura e conseguir velocidade.

Além do preparo, projeções e planos para alcançar seus projetos de vida, é importante manter os olhos na linha do horizonte. Tem uma fase da vida que é muito importante e que as demais poderão depender muito dela. Estou falando da fase adulta e madura em que o acúmulo de renda será necessário para manter seu padrão de vida por muitos anos à frente quando a renda diminuir. Conseguir uma boa altura também será importante para as turbulências do caminho. Imagine-se perdendo o emprego e não ter um acúmulo suficiente para se sustentar até encontrar uma nova ocupação remunerada. Ganhe altura para enfrentar as turbulências, junte dinheiro para enfrentar os momentos difíceis, afinal de contas não queremos que o avião bata no solo antes da hora de aterrissar em segurança. Durante um trabalho de planejamento financeiro, o seu planejador irá auxiliar em decisões de investimentos ponderando as suas reais necessidades de liquidez, risco, retorno, etc. Consulte um planejador e tire as suas dúvidas. Vale a pena! Vale uma vida inteira!

Estabilizar-se e seguir a rota pré-programada.

Uma vez estabilizado o seu orçamento familiar, identificado o seu perfil de investimentos e verificadas suas capacidades de poupança, é recomendável planejar a sua aposentadoria. Onde e como investir para isto é um dos trabalhos do planejador financeiro. Este profissional está devidamente preparado para aconselhar e direcionar à você as melhores alternativas de investimento pensando lá na frente. O planejador financeiro irá preparar e certificar-se de que suas necessidades estarão cobertas e que a sua aterrisagem ocorrerá conforme planejado e sem sustos no momento e no local previamente estipulado por VOCÊ.

Verificar os instrumentos frequentemente.

Assim como num voo intercontinental, a sua vida financeira também precisa de monitoramento constante. Como estão suas aplicações? Onde está investido o seu dinheiro? Qual a capacidade de acúmulo frequente? Como estão sendo realizados os seus projetos de vida, suas viagens, suas compras, seu lazer, etc.? A verificação constante acontecerá naturalmente com o passar do tempo. O seu relacionamento com o seu planejador financeiro se tornará algo natural e agradável. Além disso, ao verificar os instrumentos com frequência, você poderá se antecipar a eventos difíceis e corrigir o ruma da sua rota. Viu só como o voo do avião e sua vida financeira são muito parecidos?

Ter combustível suficiente para chegar até o destino final.

Assim como num avião temos a classe econômica, a classe executiva e a primeira classe, na vida financeira também têm pessoas de diversos padrões de vida, mas todas elas precisam do avião, correto? Não pense que o trabalho de planejamento financeiro é só para endinheirados ou somente para pessoas em dificuldades financeiras, muito pelo contrário, o trabalho de planejamento financeiro é para todos em qualquer estágio da vida e condição econômica. Mas afinal, o que tem a ver o combustível da aeronave com tudo isto. A resposta é simples. Imagine-se cruzando o oceano atlântico sem combustível suficiente para chegar até o outro lado. Imaginou? Pois bem, agora imagine que o combustível é seu acúmulo de renda para a aposentadoria e que o outro lado do oceano é até onde você viverá. Você não gostaria de descobrir que não tem o “combustível” suficiente para ir até o fim, correto? Reflita sobre isto e pense se vale a pena conversar com um planejador financeiro.

Por fim, deixo aqui uma última dica: Apenas 1% das pessoas que se aposentam consegue viver de renda que acumularam ao longo da vida. Os outros 99% acabam por depender de amigos, parentes e filhos ou precisam continuar trabalhando por toda a vida para poder se sustentar.

Pense nisso e reflita por alguns dias. Será que vale a pena conversar com um planejador financeiro pessoal?

 

Mário Elias é membro do Grupo ENGAGE e tem atuado na área financeira desde 1991 com passagem por corretora de valores, bancos de investimento, consultorias e empresas nacionais e multinacionais dos diversos setores da economia como indústria, serviços, farmacêutico, embalagens, defesa, têxtil e serviços financeiros. Profissional com experiência em relacionamento bancário, gestão de caixa, captações nacionais e internacionais, câmbio, derivativos, reestruturação societária, turnaround de gestão, implementação de controles, profissionalização e forte engajamento com bancos e partes relacionadas, aprimoramento na gestão de riscos. Nos últimos 6 anos tem assessorado empresários, family business e pessoas físicas desenvolvendo planejamento financeiro direcionado para objetivos específicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s