O que esperar para os próximos anos?

A explosão da Internet na década de 90, indicava que o mundo estava caminhando para uma modificação muito forte, criando e ao mesmo tempo quebrando alguns paradigmas, principalmente na forma como as pessoas se comunicariam, sejam no mundo B2B ou B2C. No começo as pessoas não sabiam como iria funcionar, tinham algumas resistências em usar, principalmente quando se falava em informar na Internet os dados pessoais, considerando os aspectos de segurança das informações. Com o passar do tempo, as empresas foram melhorando os aspectos de segurança, criando algumas iniciativas que diminuiriam as possibilidades de utilização indevida das informações. Não que atualmente não existam mais riscos, mas já estão melhores mitigados se compararmos a um passado próximo.

Como o mundo não para de criar, estamos observando algumas iniciativas que estão surgindo, que com certeza irão mudar a forma como as empresas e as pessoas se comunicam, fazem negócios, participam da sociedade, enfim a inovação tecnológica novamente avançando e nos levando para um outro patamar, um exemplo prático desta mudança é o Blockchain. A sociedade está mudando a forma como se relaciona, a comunicação é feita pelo WhatsApp, para sabermos o que as pessoas tem feito, olhamos o Facebook, se queremos arrumar um parceiro ou uma parceira, consultamos sites específicos de relacionamento, depois bem provavelmente irão se comunicar pelo Facebook e pelo WhatsApp. O Blockchain parte de algumas premissas, uma delas é a descentralização, ou seja diminuição (para não falar na eliminação) de intermediários e também a diminuição dos processos burocráticos de como as coisas são feitas, exemplos destas mudanças é o UBER, Airbnb e o Netflix, que de uma forma eficiente incrementa o relacionamento P2P (Peer to peer) eliminando os intermediários e a burocracia para a contratação. Na criação destes canais de aquisição de serviços, surgem algumas situações bastante interessante, como por exemplo; o aplicativo Uber, é a maior empresa de prestação de serviço de táxi, e não possui nenhum veículo próprio, o Airbnb maior provedor de disponibilização de acomodação para locação, não possui nenhuma propriedade, e assim está acontecendo com tantos outros “fornecedores” de serviços. Conforme mencionei anteriormente, o Blockchain “quebra” o paradigma que as informações devam ser centralizadas e controladas por poucos, o objetivo é justamente o contrário, as informações estão registradas na rede e não possuem uma única pessoa responsável em controlar ou gerenciar estas informações, todos os participantes registram e controlam as informações. Veja a seguir as diferenças básicas e os riscos de um sistema centralizado e um sistema descentralizado:

Sistemas Centralizados: O Controle no sistema está centralizado. A Corrupção, falta de privacidade, roubo de informações, nepotismo, exclusão, taxas exorbitantes, quebra de contrato, etc, são principais fatores deste sistema.
Sistemas Descentralizados: Um sistema descentralizado é aquele que qualquer um pode unilateralmente entrar e participar, no qual todos os participantes contribuem para rodar e manter, e onde qualquer participante pode unilateralmente sair, e quando isto ocorre, o sistema continua independente.
Para quem tem interesse em conhecer um pouco mais ou até mesmo aprofundar neste assunto chamado Blockchain, existem diversas literaturas e vídeos na Internet que exploram este assunto de uma forma bastante didática.

 

Marco Camerini é membro do Grupo Engage é um profissional com experiência de 22 anos no mercado financeiro (local e global) com foco em Inovação, trabalhando no desenvolvimento e implementação das áreas de produtos e vendas, criando soluções focadas no cliente com produtos Inovadores e voltados para as diferenciações estratégicas. Prover suporte para Startups e Fintechs no que diz respeito a estratégia, mercado e comercial. Estudioso das novas tecnologias como; Blockchain, IoT, Inteligência Cognitiva entre outras, com certificação pelo MIT em Leading Innovative Teams.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s