Comunicação – cuidando dos fins e dos meios

A boa comunicação é uma das mais importantes competências estratégicas para o sucesso pessoal, profissional e organizacional.

Mas será que ela é bem pensada e estruturada com o devido cuidado e antecedência? Comunicar, comunicar, comunicar – todo dia, toda hora, por diferentes meios – é nossa rotina mais frequente e continua.

Minhas andanças pelo mundo organizacional me mostram que todos entendem a importância da boa comunicação, mas nem todos cuidam de todos os detalhes e variáveis para garantir que a intenção inicial da comunicação se realize.

A intenção correta é a primeira questão a ser levantada e equacionada: o que queremos que o receptor da comunicação entenda do que está sendo emitido?

Outras preocupações essenciais: que pessoas deverão receber a comunicação, é apenas um breve informativo, qual o meio mais eficaz de transmissão, com que frequência ela deverá ser repetida, que tipo de resposta desejamos …?

Uma vez emitida a comunicação, fica quase impossível que ela seja resgatada, por isso devemos elabora-la com cuidado e sem precipitação para enviar ou publicar. Seja um e-mail, mensagem breve, posts em redes sociais, bate-papo no cafezinho, correspondência formal para um cliente, fornecedor, parceiro de negócio, não deve faltar uma reflexão criteriosa sobre como o outro irá receber o queremos comunicar.

Nas empresas que assessoro hoje, bem como nas posições de liderança que ocupei anteriormente, comunicação sempre foi chave para o sucesso.

Cabe à liderança dedicar tempo e recursos para criar as mensagens e meios de comunicação mais eficazes para direcionar comportamentos, reforçar valores, definir foco na atuação, engajar pessoas e criar o ambiente adequado para que a organização floresça e seja bem-sucedida, sustentável, perene.

A sabedoria popular sempre soube disso. Não nos esqueçamos do Chacrinha – um ícone de sucesso de público – que sempre dizia: “quem não se comunica se estrumbica”.

Brincadeiras à parte, ainda me surpreendo com o fato de que muitas empresas e pessoas em posições chaves ainda não entenderam a necessidade imperativa de comunicar com a intenção e os meios corretos.

Que esse seja um tema de todo dia e toda hora no mundo do trabalho.

Sucesso!

 

Miriam Ramos da S. Moreira é membro do Grupo ENGAGE. Depois de vários anos de intensa dedicação como líder de RH em diferentes indústrias, membro em Comitês Executivos e participação em importantes associações, a decisão foi iniciar uma nova etapa da sua carreira usando o expertise adquirido nesta longa experiência para apoiar pessoas e organizações no seu desenvolvimento e sucesso.  Miriam dedica-se, agora, a aspectos estratégicos do aprimoramento de estruturas, habilidades e competências.

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